quarta-feira, 3 de junho de 2015

Telebras planeja 200 km de rede subterrânea em São Paulo para 2015

Teletime - 02/06/2015

A Telebras está trabalhando em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, para a construção de uma rede metropolitana de 200 km na capital paulista, utilizando a rede subterrânea de dutos já existentes na cidade ainda esse ano. De acordo com gerente regional da Telebras para São Paulo, Luiz Nelson Vergueiro, o orçamento aprovado na empresa para o projeto é de R$ 20 milhões em 2015.

"Nossa rede nacional está com implantação mais lenta do que esperávamos. Ainda estamos trabalhando em coisas que deveriam terminar em 2013 e em 2014. Não é apenas falta de dinheiro, há muitos empecilhos para construir rede, especialmente nas principais cidades brasileiras", admite Vergueiro.

As parcerias com prefeituras foi a forma que a Telebras encontrou de continuar expandindo suas redes em um cenário, agora, de contingenciamento de recursos imposto pelo governo e, assim otimizar os recursos gastos com a implantação para o atendimento das arenas da Copa do Mundo. "Tivemos que investir em redes metropolitanas nessas 12 cidades dos estádios da Copa e aprendemos como fazer parcerias", lembra Vergueiro, citando como exemplo a parceria com a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) para a interligação dos vários segmentos de rede da empresa da prefeitura da capital mineira e compor, assim, uma rede metropolitana.

"Agora estamos finalizando a parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, que é responsável pelo uso e ocupação do solo, e da CET, que já tem toda uma infraestrutura implantada de dutos para podermos finalizar essa rede e atender principalmente a periferia, como o bairro de Perus, e chegar até a cidades da região metropolitana, como Mairiporã", revela Vergueiro.

A Prefeitura cederá os dutos, mas toda a implantação fica sob responsabilidade da Telebras. "Lançaremos os cabos, faremos avaliação, desobstrução e solapamento dos dutos. Tem muito duto com cabos que nem são mais utilizados. Vamos colocar ordem na casa", garante. A negociação, segundo Vergueiro, está avançada. "Só estamos dependendo da aprovação da Prefeitura para começar". A expectativa da Telebras é alcançar uma rede de cerca de mil km na Grande São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem conta no Google, identifique-se e deixe aqui seu comentário, com críticas, sugestões e/ou questionamentos.