segunda-feira, 18 de maio de 2015

Competindo pelo Brasil, Al Kowalczuk é prata individual e ouro por equipes no Chile

Na 26ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, realizada na cidade de Temuco no Chile, de 13 a 17 de maio, com a participação das delegações da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, a equipe brasileira foi a grande campeã, conquistando um ouro e três pratas.

Integrando a seleção nacional, lá esteve o Al Guilherme Goulart Kowalczuk, do 2º Ano do Ensino Médio, que conquistou uma brilhante medalha de prata individual e o ouro por equipes. Os demais campeões são: Pedro Henrique Sacramento de Oliveira (ouro), André Yuji Hisatsuga (prata) e Vitor Augusto Carneiro Porto (prata).

Os integrantes da equipe brasileira foram selecionados entre os vencedores da 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), realizada no ano passado. Os estudantes enfrentaram ainda um longo processo de seleção que incluiu a realização de provas e listas de exercícios, além de considerar a pontuação conquistada na disputa nacional.

O Al Kowalczuk agrega, assim, mais duas grandes conquistas às muitas láureas que já obteve em competições locais, estaduais, nacionais e internacionais de Matemática, Física e Química. Somente em 2014, por exemplo, conquistou a medalha de prata representando o Brasil na na 4ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizada em julho, na cidade de Luanda, Angola, envolvendo competidores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Conquistou também a medalha de bronze na 20ª Olimpíada Internacional de Matemática de Maio, competição que teve representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem conta no Google, identifique-se e deixe aqui seu comentário, com críticas, sugestões e/ou questionamentos.