terça-feira, 23 de julho de 2013

Prodest, Telebras e RNP vão atuar na expansão do Programa Nacional de Banda Larga no ES

Portal do Governo do Estado do Espírito Santo - 23/07/2013

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espirito Santo (Prodest) e a Telebras estão concluindo as negociações para que o backbone (rede principal) da empresa federal atenda a um maior número de municípios capixabas.

Está sendo agendada para agosto uma reunião envolvendo diretores da Telebras e representantes do Governo do Estado para fechar os detalhes, para que o backbone nacional integre municípios do litoral do Espírito Santo. Essa integração pode ser viabilizada por meio do Ponto de Troca de Tráfego (PTT) instalado no Prodest.

O PTT permite que o fluxo de dados dos provedores locais de Internet permaneça no Espírito Santo, o que aumenta a velocidade do acesso e a disponibilidade das informações. Outro benefício desse recurso é a redução de gastos com alternativas de conexão à Internet.

Na semana passada, o presidente do Prodest, Victor Murad Filho, e o da Telebras, Caio Bonilha, participaram do Workshop Conectividade, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), em Brasília. No evento, eles também abordaram sobre o uso da infraestrutura de fibra óptica da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) para expandir as ações do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) no Espírito Santo.

“A intenção do Governo Federal é também viabilizar o PNBL em todo o território capixaba. Então, vamos levar banda larga para o interior do Estado e propiciar ao cidadão os benefícios da alta velocidade, como serviços de governo mais céleres e banda larga a baixo custo”, enfatiza o presidente do Prodest, Victor Murad Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem conta no Google, identifique-se e deixe aqui seu comentário, com críticas, sugestões e/ou questionamentos.