quarta-feira, 10 de julho de 2013

Para prevenir espionagem e preservar o País, Deputado pede a total retomada do papel da Telebras

Insight - Laboratório de Ideias - 10/07/2013

Em discurso no dia 09 de julho no plenário da Câmara dos Deputados, o Deputado Federal Fernando Ferro se posicionou de maneira incisiva pela retomada do papel da Telebras como um garantia contra a espionagem estrangeira.

Leia o discurso:

"Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o escândalo de espionagem, que já foi abordado aqui por vários Deputados, revela um dado estarrecedor. É a possibilidade da constituição de um governo mundial.

Vejam bem o que foi aprovado no Congresso dos Estados Unidos. Para investigar um cidadão americano, para espionar um cidadão americano, é necessária uma decisão judicial lá nos Estados Unidos. Agora, para investigar qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, não é necessária uma autorização judicial. Esse é um escândalo sem precedentes, e não se pode aceitá-lo como natural.

Esse cidadão, Edward Snowden, é um benfeitor da humanidade. Denunciar esse esquema de arapongagem internacional foi uma benfeitoria para o mundo. E nós, que usamos Facebook, Skype, UOL, Apple, estamos com nossos dados disponíveis para interesses americanos. Há um risco na espionagem militar, na espionagem industrial, na espionagem científica, na espionagem comercial e nas questões individuais. Todos são suspeitos de serem terroristas no mundo contra os Estados Unidos. É essa a lógica que está aí colocada.

E por que isso aconteceu? Porque foi entregue a rede mundial a um país. O Brasil, quando privatizou as suas telecomunicações, o seu satélite permitiu, por exemplo, que as informações das nossas Forças Armadas passem pelo sistema da TIM, pelo sistema da EMBRATEL, que são multinacionais. Ou seja, não há segredo nas nossas forças militares. Nós estamos vulneráveis.

O Brasil precisa construir um sistema de satélite próprio para se preservar, para ter condições de avançar como um país livre e soberano. Todos estamos sob controle. Isso é uma vergonha. Até 2002 existia aqui no Brasil um escritório da CIA, que patrocinava e promovia essa espionagem, no Governo do Sr. Fernando Henrique Cardoso, com concessão do Governo do Sr. Fernando Henrique Cardoso. Esse é um escândalo sem precedentes.

Precisamos retomar o papel da TELEBRAS, precisamos construir ciência e tecnologia na área de Telecomunicação e temos que ter satélite geoestacionário para permitir que as nossas informações e a nossa segurança nacional sejam minimamente garantidas neste momento em que o mundo ficou sob o controle, mais do que nunca… Todos nós já sabíamos do poderio militar americano, da sua capacidade de intervenção no mundo, agora isso acontece no dia a dia. O pior tipo de guerra é a guerra silenciosa que aniquila as informações de um país. Qualquer conta bancária, qualquer segredo comercial, qualquer segredo industrial são vulneráveis aos interesses da máquina de espionagem americana denunciada pelo Sr. Snowden".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem conta no Google, identifique-se e deixe aqui seu comentário, com críticas, sugestões e/ou questionamentos.