sexta-feira, 14 de junho de 2013

Exército usará rede 4G para vigiar segurança na Copa das Confederações


Rede LTE privada foi construída para teste em serviços públicos. Serviço será usado na estreia dos jogos em Brasília


A Motorola Solutions realiza neste sábado (15/06), em conjunto com o Exército Brasileiro, o primeiro teste de uma rede privativa 4G baseada em LTE (Long Term Evolution) dedicado a serviços públicos na frequência de 700 MHz, durante uma partida de futebol.

A ação se dará durante a abertura da Copa das Confederações, em Brasília, e tem como objetivo demonstrar os benefícios da tecnologia para entidades públicas, por meio de uma rede privativa de dados de banda larga móvel 4G, e contribuir para a inclusão digital dos serviços públicos no País.

Serão utilizadas soluções para o envio de imagens de câmeras fixas, do efetivo das ruas e aéreas por meio de rede LTE dedicada aos órgãos públicos, em tempo real, para a Central de Comando e Controle e para os agentes públicos em campo envolvidos nas operações.

Durante o evento serão realizados testes visando avaliar a capacidade de transmissão das altas taxas de dados em conjunto com a mobilidade que uma rede 4G pode oferecer. Por meio da rede LTE serão transmitidas imagens de câmeras fixas de segurança instaladas ao redor do estádio e câmeras móveis instaladas em veículos, em motocicletas (batedores) e em helicópteros do Exército.

As imagens serão acessadas em tempo real no Centro de Comando e Controle e pelos usuários em operação em campo com os terminais e modems LTE. Além da transmissão de imagens em tempo real, a rede LTE será utilizada para acesso a informações na internet e PTT (push-to-talk) para comunicações de voz, entre outras aplicações.

Serão disponibilizados rádios modem veiculares, rádios modems USB e dispositivos de mão LEX 700, que serão utilizados pelo Exército de Brasília e outras agências públicas envolvidas na operação do evento.

Para garantir ampla cobertura da rede de 4G, foi instalado um site no Colégio Militar de Brasília (CMB), próximo ao local do evento, para dar suporte ao efetivo que trabalhará na segurança da cidade durante o jogo. Os testes de LTE, em parceria com o Exército Brasileiro, na capital federal, tiveram início em maio de 2012.
-----
NR: A Telebras tem um contrato com o Exército para o fornecimento de serviços de conectividade dedicada e de alta disponibilidade à Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem conta no Google, identifique-se e deixe aqui seu comentário, com críticas, sugestões e/ou questionamentos.