quarta-feira, 29 de maio de 2013


Acordo com a Telebras amplia serviços digitais em Vinhedo

Presidente da Telebrás fez referências positivas ao projeto SIM Vinhedo Digital, implantado pela Prefeitura no município para garantir aos cidadãos o direito de acesso gratuito à internet e as informações públicas

Prefeitura de Vinhedo - 28/05/2013

Com o objetivo de ampliar os serviços digitais em Vinhedo, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, esteve em Brasília na semana passada para assinar o Termo de Cooperação Técnica com a Telebrás – Telecomunicações Brasileira S/A – vinculada ao Ministério das Comunicações.

A celebração da parceria ocorreu no gabinete do presidente da Telebras, Caio Cezar Bonilha Rodrigues, com foco no intercâmbio de conhecimento técnico; troca de informações; execução e gestão de projetos; e à integração da rede de telecomunicações federal com a rede de telecomunicações de Vinhedo para implementação do Programa Nacional de Banda Larga – PNBL – em sintonia com os investimentos realizados no Brasil à Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014.

Entre os objetivos do acordo entre a Prefeitura de Vinhedo e a Telebras destacam-se o desenvolvimento de projetos em áreas de interesse comum, particularmente aqueles de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de redes e suas aplicações avançadas para a expansão das infraestruturas; integração e compartilhamento de espaços físicos para alocação de equipamentos e de infraestrutura de telecomunicações visando à otimização do uso destes recursos; fortalecimento e criação das alternativas de pontos de troca de tráfego que possam agregar-se a outras redes. 

O termo de cooperação também prevê a realização de estudos e pesquisas de desenvolvimento de produtos, intercâmbio de conhecimento técnico, realização de cursos e programas de treinamento; constante reavaliação dos serviços de telecomunicações envolvidos nos compartilhamentos e cessões de infraestrutura, a fim de preservar padrões mínimos de desempenho; e a capacitação dos recursos humanos quanto a tecnologia da informação e comunicação.

Com a parceria, a Telebras deve disponibilizar gratuitamente sua rede de backbone de cobertura nacional para ser conectada à rede municipal de comunicação (projeto SIM Vinhedo Digital), através de cabos de fibra ótica de alta capacidade de fluxo de dados. “Como o cabo de fibra ótica da Telebras passa às margens da Rodovia dos Bandeirantes será possível conectá-los aos anéis de fibra ótica do SIM Vinhedo Digital, projeto da Prefeitura que garante aos cidadãos o direito de acesso gratuito à internet e as informações públicas. O SIM atinge hoje 70% do território da cidade, facilitando o acesso aos serviços públicos. Esta possibilidade de conexão com a rede da Telebras pode proporcionar uma economia muito grande ao município, que hoje paga pelo serviço de transporte de fluxo de dados à empresa de telefonia. Além disso, esta rede de transporte de dados comporta um futuro crescimento populacional e empresarial em Vinhedo em relação ao acesso à internet”, explicou o prefeito Milton Serafim.

Para execução deste plano de trabalho, o Termo de Ajustes define, ainda, a trocas de todas as informações técnicas necessárias visando à integração das redes de telecomunicações para suporte PNBL; troca de tráfego de serviços e equipamentos para Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC e sobre licença de uso de softwares; além de apoiar as ações de interesse comum, incluindo a cessão ou compartilhamento das infraestruturas das capacidades de redes.

A confidencialidade dos dados e informações para o desenvolvimento do plano de trabalho faz parte do acordo firmado entre a Prefeitura e a Telebras. A vigência do Termo é de 60 meses, podendo ser prorrogada.

PNBL
O Programa Nacional de Banda Larga tem como objetivos massificar o acesso a serviços de conexão à internet em banda larga; promover a capacitação da população para o uso das tecnologias de informação e a inclusão digital; além de ampliar os serviços de Governo Eletrônico e facilitar aos cidadãos o uso dos serviços.

SIM Vinhedo Digital
Durante a reunião, o presidente da Telebras fez referência positivas ao projeto implantado em Vinhedo desde o ano passado. O SIM Vinhedo Digital atua em três fases: planejamento estratégico da informação; implantação de uma matriz de dados única; e criação de uma rede pública e gratuita de internet aos cidadãos.

A rede implantada tem mais de 40 km de fibra ótica interligando todos os prédios públicos (escolas, prefeitura, unidades de saúde, etc) e mais de 50 antenas de rádio para distribuição de sinal de internet até a cada do cidadão.

Também participaram da reunião em Brasília o diretor de Convênios da Prefeitura, Bruno Dorigon e o superintendente da Sanebavi – Saneamento Básico Vinhedo – Odair Seraphim, o Canjica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem conta no Google, identifique-se e deixe aqui seu comentário, com críticas, sugestões e/ou questionamentos.