terça-feira, 9 de abril de 2013

Banda larga chegará a 82 mi de acessos em 2013

Info - 09/04/2013

São Paulo – A banda larga móvel no Brasil deve encerrar 2013 com 82 milhões de acessos, é o que diz o relatório “Balanço Huawei da Banda Larga”, divulgado na manhã desta terça-feira pela empresa e pela consultoria Teleco, especializada em telecomunicações.

Considerando números revelados pelo balanço no ano passado, o serviço de internet segue em forte ritmo de crescimento. Em 2012, a previsão era de que o país chegaria a 73 milhões de acessos em 2012, atingindo 124 milhões em 2014.

De acordo com a empresa, as estimativas otimistas podem ser atribuídas à adoção cada vez maior de smartphones. No ano passado, este setor registrou um crescimento de 28% na quantidade de dispositivos vendidos, enquanto que os acessos à banda larga móvel aumentaram 59%. Atualmente, 1 em cada 5 aparelhos celulares no país oferece suporte para conexão 3G.

O relatório, que oferece um panorama da abrangência e penetração do serviço de internet, mostra ainda que, em fevereiro de 2013, 60% dos municípios brasileiros já contavam com conexão através da banda larga móvel. A boa notícia é que, atualmente, 88% da população brasileira se encontra coberta por este tipo de conexão, percentagem superior à meta de 83% estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) para 2016.

Mas enquanto as previsões para a banda larga móvel seguem em plena evolução, os dados referentes à conexão fixa mostram estabilidade. A estimativa é que o Brasil atinja a marca de 22 milhões de acessos até o fim do ano. Presente atualmente em 100% dos municípios brasileiros, a perspectiva é que o crescimento da banda larga fixa continue na casa dos 14,8%, mesma taxa registrada nos últimos seis anos.

Rede 4G LTE - O balanço anual da Huawei e Teleco apresentou ainda números referentes ao crescimento das redes 4G LTE no Brasil e no mundo. Hoje, esta velocidade conta com 68 milhões de acessos em âmbito global, distribuídos por 158 redes comerciais já em atividade em 63 países. Até o fim do ano, estima-se que 88 novas redes comecem a funcionar.

A quantidade de aparelhos com suporte para 4G irá, naturalmente, acompanhar essa expansão e contribuir para a manutenção do crescimento desta rede. Em menos de um ano, o número destes dispositivos mais que triplicou: saltou de 64 em março de 2012 para 221 em 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem conta no Google, identifique-se e deixe aqui seu comentário, com críticas, sugestões e/ou questionamentos.