sexta-feira, 13 de abril de 2012

Convênio com RNP e Telebras vai dobrar velocidade do Cinturão Digital de 10 gbps para 20 gbps

Etice vai doar link de 50 Kbps às prefeituras e anuncia que backbone chegará os 184 municípios do Ceará

Desimbloglio - 13/04/2012

O Cinturão Digital do Ceará, a infraestrutura de comunicação (backbone) com 3 mil Km de cabos de fibra ótica com velocidade de 10 giga bits por segundo, vai duplicar a velocidade para 20 gbps, disse o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação (Etice), Fernando Carvalho. Para a ampliação, segundo ele, foi assinado convênio com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e a Telebras, empresa estatal do governo federal, que implementarão o upgrade.

Já começou a execução da parte operacional prevista no acordo tripartite, disse Fernando Carvalho, que anunciou a intenção do governo do Estado de doar, por meio da Etice, mediante convênio, um link de 50 mega bits por segundo (bps) para cada prefeitura do Ceará. O edital de fomento já está publicado no site da Etice.

Na próxima semana, provavelmente pela manhã, o governo do Estado reúne os prefeitos cearense para efetivar a parceria. Hoje, o anel ótico do Cinturão Conecta a sede de 92 municípios do Ceará, mas em um ano e meio chegarão a todos os 184 municípios do Ceará, disse o dirigente da Etice.

Caberá à prefeitura contratar um provedor e, se quiser, levar a Internet para as casas dos moradores do município, disse Fernando Carvalho.

O presidente da Etice sediou nesta sexta-feira reunião com o deputado Ariosto Holanda, membro da Comissão Especial do Marco Civil da Internet, para discutir o projeto de lei com pesquisadores do Ceará, Pablo Ximenes, consultor da Etice, André dos Santos, da Uece e Marcial Fernandez, da Etice. Também faz parte do grupo o professor João Araújo Monteiro Neto, da Unifor.

Ariosto Holanda informou que o relator do projeto de lei do Marco Civil, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), anunciou que pretende encerrar os trabalhos da Comissão Especial do Marco Civil da Internet até julho e, para ganhar tempo, agrupou os indicados para audiências pública por áreas. O deputado convidou os pesquisadores para indicar temas e locais da audiência pública em que gostaria levar a sua participação.

Ao participar de visita às intalações da Etice, Ariosto Holanda pediu informações detalhadas sobre o município de Russas, onde colocou recursos de emenda para o Instituto Federal de Educação (IFCE) do Ceará fazer a conexão de cinco Centros de Inclusão Digital (CID) colocados nos distritos de modo que possam participar de aulas a distância. Foi indicado o sistema de rádio ponta a ponta que cobriria o raio de 20 Km onde estão localizados os CIDs, já que cobrem 50 a 60 Km com velocidade de 100 Mbps.



2 comentários:

Se você tem conta no Google, identifique-se e deixe aqui seu comentário, com críticas, sugestões e/ou questionamentos.