segunda-feira, 5 de março de 2012

Telebrás reapresenta Balanço Anual na BM&FBovespa, incluindo o item Projetos Estratégicos

Insight - Laboratório de Ideias - 05/03/2012

A Telebras reapresentou hoje na BM&FBovespa o seu Relatório de Administração (Balanço Anual) de 2011, anteriormente enviado no dia 02 de março.

O motivo foi a inclusão do item nº 8 - Projetos Estratégicos da Empresa:

Seguindo orientação do Ministério das Comunicações, foi iniciado o desenvolvimento de projetos estratégicos, sendo os principais:
  • Anel Sulamericano
  • Cabo Submarino Internacional
  • SatéliteUniversidade Telebras
  • Copa 2014

Anel Sulamericano
Este projeto tem como origem o entendimento dos países sulamericanos que compõem a Unasul da necessidade de interligação entre os países, de modo a se obter uma maior integração regional e uma maior racionalidade no tráfego regional. Realizaram-se diversas reuniões e chegou-se a um desenho preliminar de rede tendo a rede da Telebras como a de maior envergadura e com maior nível de interligação, compatível com as dimensões do Brasil.

Cabo Submarino Internacional
Os objetivos são assegurar ao Brasil sua independência internacional, perdida quando da privatização do Sistema Telebras, e garantir preços competitivos para acesso ao backbone internacional de internet. Foram desenvolvidos os primeiros estudos técnicos, um plano preliminar de negócios e mantidos contatos com inúmeros parceiros potenciais, com destaque para a Angola Cables e a Odebrecht.

Satélite
Este projeto tem como objetivos assegurar ao Brasil sua independência internacional no segmento satelital, perdida quando da privatização do Sistema Telebras, e garantir que o segmento de defesa e as comunicações estratégicas do país estejam sob controle nacional. Foi formado um grupo interministerial (MC, MD e MCTI) o qual, sob coordenação da Telebrás, desenvolveu os primeiros estudos técnicos, assim como a modelagem do projeto tecnológico. Tal modelagem previu a criação de uma nova empresa para a integração do primeiro satélite no país, sendo a Telebras uma de suas acionistas.

Universidade Telebras
Os objetivos deste projeto são:

(i) capacitar os colaboradores da Telebras, através de cursos internos e externos;

(ii) desenvolver acordos com Universidades e Centros de P&D, com vistas ao desenvolvimento de tecnologias de telecom;

(iii) certificar os equipamentos utilizados na rede da Telebras e (iv) validar em laboratórios os produtos ofertados pela Telebras.

Para a consecução dos objetivos, inicialmente a Telebras realizou em 2011 uma seleção pública de entidades de ensino e P&D nacionais, assinou dois acordos (PUC-RS e CTI) e, com a PUC-RS firmou Acordo de Cooperação Técnica para a implantação de um laboratório de telecom na Tecno-PUC em Porto Alegre-RS. A implantação do laboratório está prevista para março de 2012 e seu funcionamento em abril/2012.

Copa 2014
A empresa foi escolhida pelo Ministério das Comunicações para representar o Governo na execução das garantias assumidas pelo Brasil para a realização da COPA em nosso País. Com este objetivo, em 2011 foram mapeados todos os requisitos necessários ao atendimento das garantias de infraestrutura, bem como os potenciais parceiros em cada cidade-sede da Copa 2014, de modo a atender o SLA (Service Level Agreement) requerido. Com o mapeamento de rede efetuado, foi executado um anteprojeto executivo para cada cidade-sede e calculado o investimento em infraestrutura ótica necessário. A expectativa é de que sejam liberados mais de R$ 200 MM para a construção de infraestrutura em redes de fibra óptica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem conta no Google, identifique-se e deixe aqui seu comentário, com críticas, sugestões e/ou questionamentos.