terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Prodest e RNP fazem acordo para integração de fibras ópticas

Acordo reduz custos de implantação no Espírito Santo.

IPNews - 28/02/2011

O Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo) assinou um termo de cooperação técnica com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa). O acordo prioriza o compartilhamento de redes de fibra óptica, o que vai reduzir os custos para a implantação de uma infraestrutura que permita o acesso à internet de alta velocidade aos órgãos públicos no Estado.

A parceria terá uma duração de cinco anos e também prevê ações voltadas para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico de redes e o intercâmbio de informações. A iniciativa também é importante para a expansão do Programa ES Digital, que irá possibilitar a implantação de uma rede de fibra óptica para atender a todos os órgãos estaduais.

A RNP desenvolve e mantém uma infraestrutura nacional avançada de comunicação e colaboração a distância, integrando mais de 600 instituições de ensino e pesquisa no País. Essa estrutura de fibra óptica é considerada fundamental para a implementação do PNBL (Programa Nacional de Banda Larga).

Integração
Segundo o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e gestor do Programa ES Digital, Anilton Salles Garcia, o acordo vai viabilizar o acesso à Internet de alta velocidade para todas as unidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no Estado.

Na avaliação do presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, a parceria possibilitará a capacitação de recursos humanos na área de TIC e ajudará num direcionamento mais eficiente das atividades do Programa Nacional de Banda Larga no Espírito Santo.

“Vamos trabalhar melhor os nossos projetos para haver uma integração tríplice de redes (Governo do Estado, Telebras e RNP)”, explica Coutinho. “A ativação da Rede Metro.ES/Metrovix, que já contempla mais de 40 órgãos estaduais em Vitória, e a implantação da Rede Metro-Gvix, que vai atender órgãos estaduais e municipais na Grande Vitória em 2013, são ações importantes para efetivar essa parceria. Isso possibilitará a integração das redes estaduais e federais de fibra óptica futuramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem conta no Google, identifique-se e deixe aqui seu comentário, com críticas, sugestões e/ou questionamentos.